sexta-feira, 21 de maio de 2010

Krishna




Krishna é o mais popular e amado avatar (encarnação, representante de uma manisfestação divina na Terra - forma encarnada de um Ser Supremo) da Índia, com maior número de templos e devotos. Possuía um apelo físico irresistível. Nos Puranas (“livros sagrados hindu”) é descrito como um pastor tocador de flauta. No Mahabharata (o mais antigo texto sagrado da Índia) é o sábio que dá o ensinamento a Arjuna (“discípulo”) no campo de batalha. Krishna é o maior Deus não ariano no panteão Hindu; ele foi a oitava encarnação de Vishnu, o Preservador do Universo; ele incorporou a forma humana para redimir as ações das forças do mal. O príncipe KRISHNA, que nasceu em MATHURA, e mais tarde tornou-se rei na cidade de DWARAKA, foi uma personalidade de muita influência no MAHABHARATA, onde teve importância vital nos acontecimentos épicos que modificaram toda a história do Oriente. Ele sempre é visto tocando uma flauta, com a qual encanta todas as criaturas vivas. Alguns de seus nomes são GOVINDA, SYAMASUNDAR ou GOPALA - o protetor das vacas. De acordo com as lendas, a beleza de KRISHNA é insuperável, encantando até mesmo inúmeros cupidos; ficou conhecido também por sua força invencível.


Os ensinamentos de KRISHNA foram perpetuados no livro "BHAGAVAD GITA", que é considerado por todos os mestres como a essência do conhecimento Védico. Este livro retrata uma conversação entre KRISHNA e seu mais poderoso discípulo, o herói ARJUNA, o arqueiro supremo, na famosa batalha de KURUKSHETRA. Nele, Krishna transmite a Arjuna, ensinamento da filosofia bramânica, referente ao dever próprio dos membros de cada casta e aos meios para se libertar dos fluxos dos renascimentos. Mais uma das maravilhas da Bhagavad-Gita! Aliás, estudar essas escrituras é como revolucionar o íntimo. Não o intelecto, mas o íntimo! Krishna tinha o dom de ser claro e misterioso ao mesmo tempo, falando com objetividade e subjetividade, de tal forma que ao lê-lo temos a impressão de que um oceano imenso encobre a superfície de suas palavras. As palavras dele são como oceanos. Ao lê-las podemos perceber claramente o quanto são imensas em sabedoria e beleza. Olhamo-las e tal como quando olhamos para o oceano, percebemos que há uma profundidade à ser explorada. E mergulhar nessas palavras é se auto-descobrir enquanto Filhos de Deus. Não tem como ver as profundezas da Bhagavad-Gita sem mergulhar nas palavras de Krishna. E mergulhar não é estudá-las como os oceanógrafos estudam o oceano nos livros e nas faculdades. Mergulhar é mergulhar. Praticar na própria vida! Só assim consegue-se ver as profundezas da Bhagavad-Gita e ler as entrelinhas de Krishna, esse Mestre tão especial que passou pela Terra. Abaixo consta um trecho do diálogo descrito entre Krishna e Arjuna no Bhagavad Gita:

Fala Krishna para Arjuna:


“(...)O verdadeiro Ser vive sempre. Assim como a ala incorporada experimenta infância, maturidade e velhice dentro do mesmo corpo, assim passa também de corpo a corpo – sabem os iluminados e não se entristecem. Quando os sentidos estão identificados com objetos sensórios, experimentam sensações de calor e de frio, de prazer e de sofrimento – essas coisas vêm e vão; são temporárias por sua própria natureza. SUPORTA-AS COM PACIÊNCIA. Mas quem permanece SERENO E IMPERTUBÁVEL no meio de prazer e sofrimento, somente esse é que atinge a imortalidade (...)”


A nossa essência divina só nos leva à felicidade se a colocarmos à serviço de Deus; Se usamos nossos talentos para a satisfação do Ego, nos perdemos de nós, mesmo estando conosco, porque o encontro com nós mesmos só se dá quando encontramo-nos junto à Deus.





O Om (ॐ) é o mantra mais importante do hinduísmo e outras religiões. Diz-se que ele contém o conhecimento dos Vedas e é considerado o corpo sonoro do Absoluto, Shabda Brahman. O Om é o som do infinito e a semente que "fecunda" os outros mantras. O som é formado pelo ditongo das vogais a e u, e a nasalização, representada pela letra m. Por isso é que, às vezes, aparece grafado Aum. Estas três letras correspondem, segundo a Maitrí Upanishad, aos três estados de consciência: vigília, sono e sonho. "Este Átman é o mantra eterno Om, os seus três sons, a, u e m, são os três primeiros estados de consciência, e estes três estados são os três sons" (VIII).

5 comentários:

  1. Já tive a oportunidade de ler algumas coisas sobre a vida de Krishna, seus ensinamentos são encantadores.

    Para quem quiser conhecer garanto que não irá se arrepender!!!

    Agradeço a Camila que foi quem deu a idéia dessa personalidade, me mandou as fotos e elaborou o texto!!!

    Além de agradecer claro a meu amigo Beto Borboleta(kkk) nosso diretor artístico, por todas as montagens do blog e organização...

    Um cheiro em todos!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com Márcio! Os ensinamentos de Krishna são divinos!

    Quem tiver opoturnidade, pode ir fundo nessa linda cultura, pois irá se deparar com um mundo de sabedoria, de estímulo ao auto-conhecimento; a descobrirmos o DEUS que está em nós e no próximo ... Isso é sublime!

    =P

    Um abraço forte em todos do INFIL!

    Fiquem em paz e com DEUS!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia! Amigos é com muita satisfação que recebo informações sobre o KRISHNA, Agradeço a CAMILA pela iniciativa, BETO pela Arte e MÁRCIO mesmo que desta não deixou um daquele belos textos que costuma escrever! e confesso que pouco sei sobre os ensinamentos do KRISHNA, porém tenho a certeza de ser algo grandioso!,e o pouco que sei de seus ensinamento reduz-se a este pequeno texto!.

    SEGUNDO O KRISHNA
    PARA APRENDERMOS A AMAR, DEVEMOS ACEITAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO, MESMO QUE ELAS NOS DESAPONTEM, NOS AGRIDAM COM ATITUDES E PALAVRAS!,
    PARA APRENDERMOS A AMAR, DEVEMOS USAR TODOS NOSSOS SENTIDOS, DEVEMOS OUVIR NÃO SÓ COM OS OUVIDOS, MAS, TAMBÉM COM O CORAÇÃO E ALMA,
    POIS MUITAS PESSOAS AS VEZES NÃO FALAM COM PALAVRAS, MAS COM POSTURA, POR ISSO DEVEMOS FICARMOS ATENTOS AOS QUE FALAM-NOS COM OMBROS CAÍDOS E OLHOS E MÃOS INQUIETOS!
    APRENDENDO A AMAR É QUE APRENDEMOS A PERDOAR!

    algo mais sobre o KRISHNA, pode ser encontrado no site: www.minuto.poético.nom.br/hinduismo07_01.php

    Muita paz para todos!

    ResponderExcluir
  5. É fácil formar este símbolo nas mãos: basta colocar o dedo indicador q/representa o ser finito-Homem,junto ao polegar q/representa o Ser infinito DEUS- "O UNO sem segundo,unindo-os teremos a sílaba OM,agora é só meditar em voz alta OM-OM-OM. Os outros três dedos-médio, anelar e mínimo,fazem a letra M,p/cima estamos ligados ao Ser Supremo e as mãos postadas p/ baixo,estaremos ligados a mãe natureza(e a tudo q/é terreno). NAMASTÊ!"O DEUS que vive em mim, sauda DEUS em você! " NAMASTÊ, NAMASTÊ, NAMASTÊ!

    ResponderExcluir