terça-feira, 24 de agosto de 2010

É DANDO QUE SE RECEBE POR: Tábata Lopes


O Dr. Jorge Moll Neto, no pós-doutorado que fez nos EUA, realizou um experimento pioneiro, utilizando a máquina de ressonância magnética funcional, ao passar por esse aparelho, os participantes puderam optar entre receber dinheiro ou doar dinheiro para instituições de caridade. Os principais resultados desse estudo foram os seguintes: que a doação real a instituições de caridade ativa o sistema de recompensa cerebral responsável pelo prazer físico, a mesma região ativada quando comemos chocolate, fazemos sexo ou experimentamos prazer sensorial. Essas regiões são: a área tegmental mesolímbica, o estriato dorsal e o estriato ventral. Esse primeiro resultado, que foi publicado na capa do New York Times, como título It Feelds Good to be Good, prova cientificamente a assertiva de Francisco de Assis de que “É dando que se recebe” e, efetivamente, o cérebro recebe uma recompensa mais intensa quando fazemos uma doação, que implica um sacrifício pessoal, em comparação com a condição em que recebemos dinheiro. E essa recompensa dada pelo cérebro não advém de receber nada, mas sim de doar algo a alguém.
Se utilizarmos a linguagem da Psicologia Experimental, pode-se afirmar que quando queremos obter dinheiro ou reputação social por alguma ação, possuímos uma motivação extrínseca ou externa para realizar a ação. Por exemplo, se eu trabalhar com motivação apenas para ganhar dinheiro, o móvel da minha ação é externo, ou seja, o dinheiro é o que constitui a minha recompensa. No nível psicológico designa-se que um indivíduo atua estimulado por motivação extrínseca. Mas se fizermos algo sem procurar nenhuma recompensa por isso, designa-se que o indivíduo atua influenciado por uma motivação intrínseca, e que o ato de fazer essa ação, só por si, é inteiramente recompensador.
É o mesmo que dizer que somos movidos por uma motivação intrínseca, por um valor ou algum sentimento moral que nos impele a realizar uma ação moral em benefício de alguém. Esse experimento demonstra que essa verdade não é apenas filosófica e espiritual, mas também científica.
As duas principais conclusões desse estudo são: é prazeroso, do ponto de vista físico, fazer o bem; e que regiões mais anteriores do córtex pré-frontal são ativadas quando questões morais estão ativas por causa de nossos pensamentos morais, sentimentos morais, ou valores morais, seja em estado passivo, ou se refletindo em sacrifícios pessoais por meio de uma ação moral concreta (o que nós cristãos chamamos de caridade). Está provado pela ciência que faz bem fazer o bem!
"Quando nos engajamos em um trabalho voluntário, experimentamos uma sensação de prazer e bem-estar, não somente enquanto realizamos tal tarefa, mas na vida como um todo. Se os egoístas não tinham uma boa razão para fazer o bem, agora eles têm!", brinca o neurocientista. Dr. Jorge Moll Neto é neurologista, coordenador da Unidade de Neurociência Cognitiva e Comportamental da Rede D’Or de Hospitais.

Revista Saúde da Alma. Ed. AME-Brasil, agosto/setembro 2010

Tábata Lopes é farmacêutica do Instituto Oncológico de Pernambuco, mestra em nutrição, trabalhadora do GÊNESE - Grupo Espírita do janga e trabalhadora do INFIL desde o ano de 2005.

6 comentários:

  1. Interessantíssimo esse artigo de nossa querida Tábata, fazer o bem faz bem também provado pela ciência... As coisas estão melhorando gente...rs

    Eu fico pensando: " se todas as pessoas soubessem disso, tudo seria diferente..."


    Valeu Tábata. muito bom.....

    ResponderExcluir
  2. Muitooo interessante, adorei o texto e o embasamento científico. :)

    ResponderExcluir
  3. "Quando nos engajamos em um trabalho voluntário, experimentamos uma sensação de prazer e bem-estar, não somente enquanto realizamos tal tarefa, mas na vida como um todo. Se os egoístas não tinham uma boa razão para fazer o bem, agora eles têm!"

    ResponderExcluir
  4. Muito bonito este trabalho! trabalho esse que nos mostram a importância da alegria para superação da angustia e tristeza e isso nos ajuda a viver!!! Parabéns Tábata pelo excelente tema!!!! um Cheirão e muita Paz !!

    ResponderExcluir
  5. Esqueci de dizer ainda que Tábata é palestrante Espírita e Instrutora do ESDE - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita no Seara de DEUS, é muita responsa...rsrsrs

    Um beijo...

    ResponderExcluir
  6. a foto dos MEUS AMORES (SOS AMIZADE), onde além da boa vontate...."A ALEGRIA É A MELHOR COMPANHIA" (

    ResponderExcluir